Categoria

junho 2026

A contagem regressiva já começou! No próximo dia 04 de julho, Cedro viverá uma noite inesquecível com a grande apresentação de Raimundo Fagner, um dos maiores nomes da música popular brasileira.

A tradicional Festa do Chitão, que neste ano será realizada na Praça da Matriz, promete reunir milhares de pessoas em uma celebração marcada pela cultura, pela música e pela valorização das tradições juninas.

O município está preparando uma grande estrutura para receber moradores e visitantes, proporcionando uma festa repleta de alegria, segurança e muito forró. Será uma oportunidade especial para reunir a família, encontrar os amigos e cantar grandes sucessos ao lado de um artista que faz parte da história da música brasileira.

Vista seu chitão, convide a família e os amigos e venha viver essa grande festa! No dia 04 de julho, a Praça da Matriz será palco de uma noite histórica, com muita animação e um show imperdível de Fagner. Cedro espera por você!

Cineclube Divisão realizou sua última sessão dentro da programação da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, encerrando um mês de intensas atividades de exibição, reflexão e diálogo com a comunidade cedrense.
A sessão de encerramento aconteceu no auditório do IFCE – Campus Cedro, instituição parceira que teve papel fundamental para o sucesso desta importante iniciativa em nosso município. Ao longo do mês de junho, o campus acolheu diversas atividades da Mostra, contribuindo de forma significativa para a promoção da cultura, da educação e da cidadania.
Registramos nosso sincero agradecimento à Direção, servidores e colaboradores do IFCE, que não mediram esforços para apoiar a realização deste projeto e garantiu que a comunidade tivesse acesso a uma programação de qualidade, pautada nos valores dos direitos humanos e da preservação ambiental.
Também expressamos nossa gratidão a todos que participaram das sessões realizadas não apenas no campus, mas também em escolas, praças e outros espaços públicos de Cedro. Foram momentos enriquecedores de aprendizado, sensibilização e troca de experiências, por meio de filmes que estimularam importantes reflexões sobre os desafios contemporâneos relacionados aos direitos humanos e à emergência climática.
O Cineclube Divisão se sente honrado por ter integrado a Rede Nacional de Difusão da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos e por contribuir para que essa importante iniciativa chegasse a centenas de pessoas em nosso município.
Nosso muito obrigado a todos os parceiros, instituições, educadores, estudantes e membros da comunidade que estiveram conosco nesta caminhada. Que as reflexões provocadas pelos filmes continuem inspirando ações, diálogos e transformações em favor de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.

O Colchão

Desde os primórdios da civilização, o Homo sapiens desobedece ao nono Mandamento da Lei de Deus. Enquanto o sexto mandamento se refere principalmente aos atos contrários à castidade e à fidelidade, o nono dirige-se ao mundo interior, aos desejos que habitam a consciência e precedem as ações. Mais do que uma simples proibição, esse mandamento constitui um chamado ao respeito pela dignidade da pessoa humana.

Observa-se que nos dias atuais, ele continua sendo aviltado e desmoralizado diante da liberalidade sexual que se expandiu pelo mundo a partir da segunda metade do século XX. Também evoluiu significativamente a forma de se lidar com a síndrome depressiva que pode surgir nos primeiros dias após a descoberta de uma infidelidade. Antigamente, para amenizar os males da traição amorosa, sobretudo entre os homens, recorria-se a artimanha de comprar uma garrafa de cachaça, ouvir um CD de Reginaldo Rossi e alugar o ombro de um amigo para afogar as mágoas. Hoje, procura-se um psiquiatra, inicia-se tratamento com sertralina, realizam-se algumas sessões de psicoterapia e, não raro, obtém-se um atestado médico. 

Certa vez, um fato pitoresco aconteceu com o impetuoso cidadão de codinome PP. Ao chegar em casa, embriagado, encontrou a esposa nos braços de outro homem. Indignado, expulsou a consorte do lar e queimou o colchão na via pública, deixando os vizinhos boquiabertos diante da cena.

No dia seguinte, ainda sob os efeitos da ressaca e no auge da prostração, pediu perdão à esposa, trouxe-a de volta para casa e adquiriu, a crédito, um consócio de duas redes, parcelado em doze suaves prestações.

Afinal, entre o fogo da indignação e o arrependimento da manhã seguinte, o colchão foi a única vítima que não teve direito ao perdão.

Dando sequência à programação da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Cedro, o Cineclube Divisão realizou, na tarde desta quarta-feira (18/06), a terceira sessão de exibição no auditório do IFCE – Campus Cedro.

Na ocasião, estudantes da instituição acompanharam a exibição de dois importantes filmes selecionados para a Mostra. O primeiro, “Volta Grande”, dirigido por Fábio Nascimento, retrata a trajetória de cerca de 300 famílias ribeirinhas removidas de suas casas em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e a luta dessas comunidades para conquistar o direito de retornar às margens do Rio Xingu.

Em seguida, foi exibido “Faísca”, de Bárbara Matias Kariri, obra que aborda o desaparecimento das onças do território tradicional de uma comunidade indígena e acompanha mulheres de diferentes gerações que se mobilizam para promover o retorno desses animais antes que desapareçam por completo, evidenciando a profunda relação entre cultura, memória e preservação ambiental.

Os dois filmes suscitaram importantes reflexões sobre a defesa do meio ambiente, os direitos das populações tradicionais e o direito à moradia, apresentando realidades marcadas pelos impactos de grandes empreendimentos e pelas transformações nos territórios.

A atividade proporcionou um rico momento de diálogo, sensibilização e conscientização entre os participantes, reafirmando o papel do cinema como ferramenta de educação, cidadania e promoção dos direitos humanos.

Na manhã desta quarta-feira, 18 de junho, os estudantes da Escola Municipal Arakén Sedrim de Aguiar, localizada no bairro Pega Avoante, participaram de uma experiência enriquecedora por meio da exibição de quatro filmes de animação selecionados pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Com uma abordagem lúdica e acessível, as obras apresentaram importantes reflexões sobre o meio ambiente e os direitos humanos, despertando nos alunos o interesse pelo cuidado com a natureza, o respeito à diversidade, a cidadania e a convivência coletiva.

A atividade proporcionou um momento de aprendizado, diálogo e muita interação, com dezenas de estudantes acompanhando atentamente as exibições e participando de forma ativa das discussões realizadas em sala de aula. A iniciativa reforça o poder do audiovisual como ferramenta pedagógica capaz de sensibilizar, informar e estimular o pensamento crítico desde a infância.

Mais do que assistir a filmes, os alunos vivenciaram uma experiência transformadora, que uniu cultura, educação e formação cidadã, contribuindo para a construção de uma sociedade mais consciente, inclusiva e comprometida com os valores dos direitos humanos e da preservação ambiental.

No último dia 09 de junho, o Cineclube Divisão promoveu uma emocionante e inesquecível sessão especial de cinema voltada para crianças e jovens, reunindo o público infantil em uma noite repleta de imaginação, diversão e encantamento.

Com uma programação composta por filmes lúdicos e cheios de animação, a atividade proporcionou momentos de alegria, aprendizado e interação, despertando o interesse das crianças pelo universo do audiovisual e fortalecendo o acesso à cultura em nossa comunidade.

A sessão integrou a programação da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, uma importante iniciativa idealizada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal do Ceará (UFC), que busca democratizar o acesso ao cinema nacional e promover reflexões sobre cidadania, diversidade, inclusão e direitos humanos por meio da linguagem audiovisual.

Para tornar a experiência ainda mais especial, todos os participantes puderam desfrutar gratuitamente de pipoca e refrigerantes, fazendo da sessão um verdadeiro momento de confraternização e celebração. Entre sorrisos, risadas e muita diversão, o Cineclube Divisão reafirmou seu compromisso com a difusão da cultura, a formação de público e a valorização do cinema como ferramenta de educação, sensibilização e transformação social.

Dando continuidade às ações de difusão da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos em Cedro-CE, o Cineclube Divisão realizou, neste dia 16 de junho, mais uma importante sessão voltada especialmente para os estudantes da Escola Municipal Antonieta Jucás Marques, localizada no bairro Divisão.

Na oportunidade, foram exibidos dois filmes independentes que despertaram o interesse e a reflexão dos jovens participantes. O primeiro apresentou a Geotinta, uma técnica milenar de produção de tintas a partir de elementos naturais, evidenciando a relação sustentável entre o ser humano e a natureza, além de valorizar conhecimentos tradicionais e práticas ecológicas.

O segundo filme trouxe uma profunda reflexão sobre os direitos dos povos originários, retratando a realidade de uma comunidade indígena obrigada a abandonar suas terras em razão da ignorância e da ganância do homem branco. A narrativa denuncia as constantes invasões a territórios demarcados ao longo do Rio Xingu, bem como os impactos provocados pelo uso indiscriminado de agrotóxicos e outras práticas degradantes que contaminam rios, plantações e comprometem a sobrevivência das populações nativas.

Com expressiva participação dos estudantes, a sessão foi enriquecida pelos debates realizados ao final de cada exibição. As discussões possibilitaram a troca de ideias e contribuíram para ampliar o conhecimento e a consciência crítica dos jovens sobre temas fundamentais relacionados aos direitos humanos, à preservação ambiental e ao respeito à diversidade cultural, reafirmando o papel do cinema como instrumento de educação, cidadania e transformação social.

Começou oficialmente a tradicional Festa do Padroeiro São João Batista, em Cedro-CE. O município deu início às festividades juninas em homenagem ao seu santo padroeiro, reunindo a comunidade em uma programação diversificada que contempla atividades religiosas, sociais, esportivas e culturais.

Ao longo deste domingo, 14 de junho, a população cedrense participou intensamente da abertura da festa, demonstrando a fé, a devoção e o sentimento de pertencimento que fazem desta celebração uma das mais aguardadas do calendário local. A cada ano, moradores e visitantes renovam a expectativa por este momento especial, que une tradição, cultura e convivência comunitária.

Com uma programação preparada para todas as idades, a Festa de São João Batista reafirma sua importância como patrimônio cultural e religioso do município, fortalecendo os laços entre as famílias e valorizando as manifestações populares que mantêm viva a identidade do povo cedrense.

 

  • A festividades acontecerão ate o dia 24/06, com diversas atividades coordenadas pelo paróco Pe. Bonfim Jaime de Matos.

Seguimos com as sessões de difusão da 15ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, ampliando o alcance dessa importante iniciativa de formação cultural e cidadã.

Além das exibições programadas no IFCE – Campus Cedro, iniciamos nesta semana uma série de sessões em escolas públicas do nosso município, levando o cinema para mais perto de estudantes e educadores.

A ação fortalece a democratização do acesso ao audiovisual brasileiro e fomenta a produção cinematográfica nacional, valorizando o trabalho de diversos diretores e diretoras independentes que, por meio da sétima arte, promovem reflexões sobre direitos humanos, diversidade, inclusão e cidadania.

Mais do que exibir filmes, a Mostra cria espaços de diálogo, aprendizado e transformação social, reafirmando o poder do cinema como instrumento de educação e conscientização.

Reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à cultura, ao lazer e à convivência comunitária, o Cineclube Divisão amplia suas ações e leva à zona rural do município de Cedro a transmissão ao vivo dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026.

A iniciativa busca aproximar moradores de diferentes localidades desse grande momento do esporte mundial, promovendo encontros marcados pela integração, pela alegria e pelo fortalecimento dos laços comunitários. Mais do que assistir a uma partida de futebol, a proposta é transformar cada exibição em um espaço de convivência, participação popular e valorização da cultura do encontro, garantindo que a emoção de torcer pelo Brasil chegue também às comunidades rurais do município.