
OPÚSCULO DE SEXTA #7
O tempo do milho verde
De 30 de junho a 3 de julho de 2026, Fortaleza sediará a 61ª reunião da ABENO – Associação Brasileira de Ensino Odontológico, em comemoração aos seus 70 anos de história. A temática do evento abordará memórias, transformações e perspectivas para o futuro do ensino odontológico.
Enquanto o Ceará e o Brasil discutem a trajetória e os desafios da dentística, da ortodontia, da endodontia, da implantodontia e da cirurgia buco maxilo-facial, nós, que compomos a Atenção Básica à Saúde, nos deparamos com pessoas que vivem no meio do milharal, justamente no mês dedicado aos festejos juninos.
Ouvindo no celular a música São João do Carneirinho, o paciente tenta negociar com a sua dentista a melhor estratégia para tratar sua dor de dente. Segundo o relato da profissional da UBS, ele teria que extrair todos os dentes, pois nenhum deles apresentava mais condições de restauração ou tratamento de canal.
– Doutora, não existe outra maneira de eu recuperar minha saúde?
– Infelizmente, não!
– Pois não poderei aceitar o tratamento neste momento.
– Mas por quê, meu senhor?
– Prontamente, ele respondeu:
– É que estamos na época da colheita do milho verde, tempo de comer espiga assada. Por isso, já tomei minha decisão: só arrancarei esses dentes medonhos depois da safra.





